Quer ler este post em PDF?

terça-feira, 5 de julho de 2011

CADERNO DE ANOTAÇÕES (38)

DA CORRESPONDÊNCIA - Do prof. Jovino de Araújo Lima, Secretário de Educação e Cultura do Acre, com data de 10.11.70: "Honra-nos bastante tem em nossa Secretaria um trabalho de envergadura realizado por essa Secretaria: 'Pesquisa sôbre Rêde Escolar e Pessoal Docente', e que veio contribuir em muito para a futura programação da Secretaria de Estado do Acre. Pela oferta pessoal, quando de minha estada nesse Estado, agradecemos as grandes considerações pensadas, colocando-nos ao dispor de Vossa Excelência".

AS NOTAS

1) Números artísticos, premiação dos primeiros lugares conquistados, alegria - eis o que foi o encerramento das aulas da Escolinha Rural Tio Bentes, na Socopo. Lá estive, na convivência amiga de garotos, professôres. Depoimento: a zona da Socopo reclama, para 1971, a construção de grupo escolar.

2) Com equipamento eletrônico, funciona, em Floriano, um ginásio de educação especializada. Esforços de frei Cúrcio, que não pode prodigalizar ensino gratuito, por razões óbvias. Visitei o educandário e admirei o esfôrço do frade italiano. Para 1971 a Secretaria de Educação lhe ofereceu professores, contanto que o ensino nada custasse aos alunos. Proposta aceita. Convênio firmado.

3) Grupo da Redenção. Expressiva solenidade de encerramento das aulas do curso diurno. Presidi a bonita solenidade. Presença de Cecília Mendes. Muitos pais. Coquetel farto e bem servido. Também o Grupo Escolar Arlindo Nogueira realizou. Escolhido patrono dos concludentes do curso noturno da Escola Padre Marcos, ali recebi muitas considerações de alunos e professôres. Solenidades das mais bonitas. Prêmios aos dois primeiros colocados: Maria dos Milagres Marques e Francisco Monção. Os meninos do Grupo Tiradentes escolheram a humildade de meu nome para batismo da turma de concludentes. Notável a festa de encerramento. Presença do coronel Comandante da Polícia Militar, paraninfo da turma.

4) Confiada à capacidade e ao devotamento da profa. Zélia Reis a Assessoria de Relações Públicas da Secretaria de Educação e Cultura.

5) Para congressos estão seguindo, devidamente credenciados pela Secretaria de Educação: Maria José Gonçalves Oliveira (Educação Física - Guanabara), Maria Ercília Freitas (Televisão Educativa - Guanabara), Itamar Brito, Jacira Marlene e Elza Paiva (Estudos Educacionais - Garanhuns - Pernambuco).

6) Encerrado o Curso de Aperfeiçoamento de Professôres de Alfabetização em Campo Maior. Mais um serviço de Elza Paiva, na coordenação.


A. Tito Filho, 05/12/1970, Jornal do Piauí

Nenhum comentário:

Postar um comentário