Quer ler este post em PDF?

sexta-feira, 10 de junho de 2011

CADERNO DE ANOTAÇÕES (31)

DA CORRESPONDÊNCIA - De Luís Pereira da Silva, com data de 31.7.70: "Professor Tito Filho - Programa RCT (Rádio Clube de Teresina). Prezado mestre. Como todo pedrossegundense, sou um profundo admirador de suas qualidades, tanto como um exímio conhecedor de nossa língua, como advogado excelente, como radialista competente, como jornalista de renome e, especialmente, como professor, que por ser exatamente uma das profissões mais difíceis e mais sérias, rendo-lhe a minha admiração e isto porque em tôdas as atividades acima citadas teve e tem, o prezado Mestre, destacada atuação, mas foi como Mestre, como educador que tive a feliz oportunidade de conhêce-lo pessoalmente, quando fui seu aluno num dos colégios de Teresina em 1965.

Foi como professor de Português que o senhor revelou ao Piauí inteiro e a outros Estados da Federação o talento de um emérito educador. Dotado de notável facilidade de se expressar e de transmitir os seus conhecimentos através de aulas ilustradas, fazia com que todos nós, seus alunos, nos sentíssemos perfeitamente à vontade e presos como crianças que contemplam um céu de flores coloridas. Acrescento-lhe, ainda, doutor Arimathéa, que em Pedro II até as crianças lhe conhecem o nome, o valor e as qualidades que lhe exoneram o caráter, especialmente depois que aqui chegou um seu grande amigo, dr. Anchieta Mendes, Juiz de Direito, que numa demonstração da amizade que tem ao senhor, faz questão que as suas qualidades de educador exemplar sejam difundidas, , propagadas.

Admirável Mestre, não foram sómente estas palavras imparciais e oportunas que me trouxeram a tomar um pouco do seu precioso tempo: venho fazer-lhe um pedido. Há um ano e muitos meses venho empenhado na elaboração de uma gramática da língua portuguesa (gramática expositiva) e cuja conclusão será dentro de mais alguns dias. Assim, prezado Mestre, como vejo no senhor um homem que sempre procurou incentivar, estimular a todos quantos desejam seguir o mundo maravilhoso das letras, muito gostaria de que o senhor me emprestasse também a sua ajuda, ajuda que seria a um sincero amigo, a um ex-aluno seu e de que muito necessito para levar avante o meu trabalho. Como o senhor sabe muito mais do que eu, é bastante cara a publicação de um livro, especialmente dêsse gênero e com aproximadamente trezentas páginas. Por isso, meu caro Mestre, queria que o senhor me informasse se o Conselho Estadual de Cultura, a que o senhor tem a honra de pertencer, tem condição de mandar publicar o meu livro ou pelo menos dar uma ajuda ou ainda encaminhá-lo a uma editôra para publicação".

Observação: Luís Pereira da Silva é môço culto e de ricos atributos espirituais. Sou-lhe grato pelas referencias generosas com que me cativa, mais ainda, a amizada. E afirmo-lhe: o Conselho de Cultura tem condições de efetivar a publicação do seu livro.

AS NOTAS

1) Aumentando de 65 para 80 as vagas no primeiro ano da Faculdade de Direito. Justissima decisão. Aproveitados, assim, os seis jovens aprovados no vestibular de segunda época, que não podiam matricular-se.

2) Aprovado o projeto (Câmara Municipal) do vereador Francisco Figuereido de concessão do título de cidadão teresinense a Artur Passos, nobre cultura sempre posta a serviço desta comunidade teresinense.

3) Li "Colheita Mística", coleção de versos dêsse magnífico cantor de heróis, de gestos e de paisagens humanas que é José Ribeiro e Silva, a quem entreguei o prefácio do livro.


A. Tito Filho, 05/03/1970, Jornal do Piauí

Nenhum comentário:

Postar um comentário