Quer ler este post em PDF?

segunda-feira, 13 de junho de 2011

CADERNO DE ANOTAÇÕES (32)

EXCEPCIONAIS - Fernando Mendes copiou de fita magnética palavras que pronunciei na Biblioteca Municipal de Parnaíba: "Não cabe indagar-se se o excepcional é esquizofrênico, psicótico, neurótico, portador de qualquer deficiência mental, mas a verdade é que êle existe. Não cabe aqui assentar a causa que provoca o excepcional. Citou o professor Cordão a hereditariedade. Penso, porém, que o maior número de excepcionais provém da fome. Também não se deve indicar a quem cabe a responsabilidade pela existência do excepcional. Cabe afirmar que êle existe como problema social intenso. Assumi a Secretaria de Educação no dia primeiro de junho dêste ano. Encontrei ali expediente que me convocava para uma reunião em Belém, reunião de Secretários de Educação, com o objetivo de examinar problemas de excepcionais. Como não sou técnico no assunto e sôbre o assunto não realizei estudos especializados, procurei indicar representantes à altura: o professor Cordão e a professora Yole Nogueira. Estiveram ambos na capital do Pará e ali dialogaram e receberam idéias e ofereceram idéias. No regresso, entregaram-me a responsabilidade de criar na Secretaria de Educação uma assessoria especial de educação de excepcionais. Sempre me acostumei, no exercício de cargos públicos, com poucas virtudes, e uma delas está em não adiar solução de problemas. O que é possível fazer-se, há de fazer-se, naturalmente a gente se mune daquele ideal de luta para que num futuro próximo ou remoto se possa fazer. Levei o caso à consideração do senhor governador do Estado, e êle me autorizou a contratação imediata da professora Yole para chefiar uma assessoria especial na Secretaria de Educação. Mas o professor Cordão não se preocupou apenas com as deficiências mentais das crianças, dos adolescentes. Procurou outros caminhos, e foi ao encontro dos surdos-mudos. E eu já estou a pedir-lhe que me conceda, que me empreste a professora Rosário, para que eu crie um setor especial de educação de surdos-mudos na Secretaria de Educação" (segue no próximo número).

AS NOTAS - Muito bem organizada mais uma semana de excepcionais em Teresina. Pronunciei a palestra da solenidade inaugural, sob a presidência de D. Hercília Almeida, que dirigiu comovente mensagem às crianças deficientes. Presença do governador Clímaco de Almeida. Durante a semana pronunciaram palestras de profundo conteúdo humano e científico os professôres Nélson Seixas, de são Paulo, Gerardo Vasconcelos, do Piauí, e Dom Avelar Brandão Vilela.


A. Tito Filho, 05/09/1970, Jornal do Piauí

Nenhum comentário:

Postar um comentário