Quer ler este post em PDF?

segunda-feira, 11 de abril de 2011

CADERNO DE ANOTAÇÕES (25)

DA CORRESPONDÊNCIA - De José Magalhães da Costa, com data de sete de agôsto dêste ano: "Mestre. Sensibilizou-me que eu o tenha sensibilizado com a simples dedicatória de meu livrinho, feita de coração, como os casos que ali estão. Nada fiz senão dar a César o que é de César. Ou fazer-lhe o merecido elogio, que muitos lhe negam invejosamente, ou deixam de fazê-lo com mêdo".
Observação. - Gratíssimo. O bom, certo, correto José Magalhães da Costa tem razão, em parte. Escreveu êle livro belíssimo, retrato fiel da paisagem cabocla, através de muita inteligência. Comentarei o livro nesta coluna, depois de analisá-lo pelo rádio. Quanto ao resto: descreio da inveja dos simples, dos dignos, dos amigos, dos que me conhecem. Repudio os que, por mêdo, não me dedicam a referência nobre do esforço que desenvolvo,s em interêsse, para que êste Piauí seja melhor e mais dignificado.

AS NOTAS

1) Presidi a instalação do curso de monitores de aulas, pelo rádio, da madureza. Tudo muito bem orientado. Môças e rapazes de escolas normais e ginásios, a serviço da educação. Cooperação magnífica de Teresina, Parnaíba e Floriano.
2) Outra grande promoção da Secretaria de Educação e Cultura: mais de cem diretoras de grupos escolares se encontram no Centro de Treinamento de Campo Maior. Estudos durante trinta dias. Ambiente de convivência salutar e espiritual. Organização da professora Cecília Mendes e da supervisora Elza Paiva. Colaboração generalizada. Dei a aula inaugural, com muita satisfação. Dialoguei com mestres e educadoras durante mais de hora. Presença incentivadora do prefeito de Campo Maior.
3) Inteiramente recuperado o Colégio Estadual Zacarias de Góis. Mais de duzentos e vinte mil cruzeiros gastos, de acôrdo com verbas federais, autorizadas pelo Governador do Estado. Esfôrço dignificante do prof. Figueiredo, diretor do educandário. Presença de altas autoridades. Palavras do diretor do estabelecimento, do Secretário de Educação e do governador Clímaco de Almeida. Foi sincero e franco o Chefe do Executivo: o Colégio Estadual (padrão do Piauí) estava em postura lamentável. Sem higiene. Sem equipamento. Graças ao governador do Estado, existe um educandário nôvo na paisagem teresinense.
4) Sousa Santos, da tribuna da Câmara Federal, pronunciou segura e vibrante alocação a respeito da Suíça, enaltecendo-lhe a data patriótica. Discurso firme, elaborado com conhecimentos históricos e análise da grandeza social dêsse país da Europa.
5) Ainda Sousa Santos: informa o "Diário de Notícias", da Guanabara, que o deputado piauiense sempre escolhe assuntos especiais para fazer sugestões válidas.
6) Telegrama do diretor do Departamento de Educação Física do Ministério da Educação: "Prof. Tito Filho. Como nôvo Secretário Educação agradeço esforços vem desenvolvendo caro amigo maior incentivação Educação Física unidades escolares constituídas grupos escolares sedes municipais".

A. Tito Filho, 03/09/1970, Jornal do Piauí

Nenhum comentário:

Postar um comentário