Quer ler este post em PDF?

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

CADERNO DE ANOTAÇÕES (12)

A CONCEPÇÃO - De Gondin da Fonseca: "Decorre a amnésia infantil da repressão de emoções sexuais primevas. E embora a todos nos aflija, ela se mostra, em Machado de Assis, de vigor excepcional. Incomparável artista, arguto observador, fino psicólogo, êle, contudo, não percebia as crianças. Enfaravam-no. Aborreciam-no. Jamais encontramos, em escritor algum, tamanho desinteresse e tão fundo incompreensão, tamanho desinteresse e tão funda incompreensão da alma infantil durante os primeiros anos de vida. Dir-se-á que Machado só se reconhece a si mesmo a partir da idade escolar. Pois até aí, até essa idade (seis, sete anos) não vê a criança. Não a entende". [Machado de Assis e o Hipopótamo - página 160].

POESIA - Samuel Elegância manda-me esta concepção poética, com o título de OCASO:

É tarde... a estrela já declinou,
Na amplidão do firmamento,
Já termina mais um dia,
Tudo é paz e alegria.

Um grande dia já escurece.
E a escuridão já vem com pressa,
Os pássaros cantando em côro,
Numa despedida de preces...

Tudo é calmo e sossegado,
Um vento lento vem passando,
E os passarinhos já cansados
Procuram abrigar-se nos ramos

A lua brilhante, repentina,
Já desponta com luz bonita,
Com beleza radiante,
Agrado e alegria para os corações.

DA CORRESPODÊNCIA - De Gerardo Vasconcelos, como dedicatória do livro "Lições de Medicina Legal", que o talentoso médico entregou à cultura brasileira: "Ao ilustre amigo Tito Filho, eminente professor, erudito, versátil, lutador e generoso, a gratidão pela inestimável ajuda, e a admiração, o apreço, a estima e homenagem especial do amigo ex-cordis". Grato a tanta generosidade do mestre ilustre, honra do magistério de Medicina Legal da Faculdade de Direito do Piauí.

AS NOTAS - 1) Para orientação de José Liberato Castelo Branco: Júlio Verne, francês, produziu 101 textos de ficção, e anteviu, nos livros diversos fenômenos e realizações que mais tarde se concretizaram, como o cinema, o submarino, o helicóptero, a televisão, a viagem à Lua. Despertou êle, no homem, o desejo de grandes empreendimentos. 2) Para orientação do culto e inteligente William Palha Dias, no meu modo de entender, Manuel Antônio de Almeida foi, em "Memórias de um Sargento de Milícias", repórter sincero do ambiente social da classe média no tempo do Brasil colonial. De linguagem descuidada, contudo. 3) Recebo de Lino da Fonseca extraordinário documento a respeito de várias perseguições que lhe moveram autoridades de Pôrto Velho. Injustiças e violências padeceu êle, e delas deu conhecimento aos três presidentes da República do movimento revolucionário de 1964, dos quais solicitou providencias.


A. Tito Filho, 06/03/1970, Jornal O Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário