Quer ler este post em PDF?

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

CADERNO DE ANOTAÇÕES (11)

Livros lidos e anotados:

A FLOR E O ANTIDOTO, poemas de Fernando Whitaker da Cunha. Verbo denso, música enérgica e grave. Temas fundamentais. Profunda sinceridade. Lembra Unamuno na extraordinária força expressiva.

DESTINOS DE CONTRATEMPOS, de Fontes Ibiapina. Mais um livro do excelente contista. Interpretação da vida social nordestina, do meio, do homem - reflexo da Linguagem das crendices, dos hábitos, dos costumes, de miséria, dos tabus - gerando os dramas profundamente humanos que Ibiapina narra com fina ironia.

A REDOMA (contos), de Eliza Barreto. Livro trabalhado com arte, domínio e sutileza. Não há heróis, mas dramas particulares. Harmonia do conjunto. Substituição do descritivo pelo psicológico. Fixação de realidades íntimas, complexas e dolorosas da alma humana.

TUPI E GREGO, de Faris Antonio S. Michaele. Na obra o autor revela grandes conhecimentos dessas línguas, e os transmite com riqueza de expressão, harmonia estilística e propriedade dos termos. Lições magistrais aos estudiosos a respeito de elementos tupis e gregos bem vivos na língua portuguesa.

SOLDADOS DE TIRADENTES, de Celso Pinheiro Filho e Lina Celso Pinheiro (pai e filha). Laboriosa pesquisa de levantamento e estudo da história da Polícia Militar do Piauí, numa linguagem simples e fortemente comunicativa. Celso escreveu os vinte e nove capítulos iniciais. A morte arrebatou-o em meio ao significante esforço. A filha inteligente concluiu a obra, com a mesma dedicação.


A. Tito Filho, 29/04/1975, Jornal do Piauí

Nenhum comentário:

Postar um comentário