Quer ler este post em PDF?

terça-feira, 22 de abril de 2014

CADERNO DE ANOTAÇÕES (82)

NAÇÕES UNIDAS - A ilustrada professora Maria Ercília Freitas, diretora do Departamento de Educação Média da Secretaria de Educação, dirigiu aos diretores de ginásios, colégios e escolas normais a seguinte circular: "Levamos ao conhecimento de V. S., de acôrdo com o parecer 472/70, aprovado pelo Conselho Federal de Educação a respeito da data aniversária das Nações Unidas, as medidas adotadas por êsse Departamento.

"Recebemos a recomendação de programar a inclusão de estudos sôbre as Nações Unidas nos currículos escolares.

"Tendo em vista o adiamento do ano escolar, recomendamos a realização de palestras sôbre a ONU, que devem encerrar-se na data do seu 25º aniversário (dia 24 de outubro), palestras estas que serão ministradas pelos professôres de Organização Social e Política Brasileira, Educação Moderna e Cívica e Histórica e orientadas pelo diretor do estabelecimento.

"Dando início a tais comemorações e desejando fornecer subsidios aos professôres, determinamos o comparecimento de quatro representantes de cada colégio, acompanhados do diretor, à conferência que será proferida pelo capitão Antônio de Lisboa Mello e Freitas, oficial que já serviu sob a égide da ONU, no auditório do 25º BEC, dia 19 de outubro, às 20 horas.

"Informamos, outrossim, que o comparecimento será obrigatório e que os professôres que à conferência comparecerem terão abonadas as faltas que naquele horário.

"Ficará a seu encargo garantir o cumprimento das determinações do Egrégio Conselho Federal de Educação e comparecer à conferência acompanhado da comissão de professôres".

AS NOTAS – 1) Eleita a nova diretoria da Campanha Nacional de Escolas da Comunidade secção Piauí. Presidente, Dom Avelar. Vice, Roberto Freitas, 2º Vice, Alcides Nunes. Secretário, Iracy Lopes Soares, Tesoureiro, Emílio Joaquim de Oliveira. 2) Noé Mendes, administrador estadual da Campanha Nacional de Escolas da Comunidade, assim me escreve: "Aproveitamos a ocasião para agradecer a V. Exa. a ajuda que essa Secretaria nos proporcionou para o êxito da Convenção Estadual da CNEC". 3) De Floriano, recebo correspondência, assinada por Frei Antônio Curcio, Iracema Gomes de Miranda e Maria Helena Siqueira Rodrigues: "Temos o prazer de comunicar que, por deliberação da Coordenação e da Comissão Técnica dos Jogos Estudantis Brasileiros (II Semana de Esportes), foi V. S. escolhido como membro da Comissão de Honra".


In: Jornal do Piauí, Teresina, p. 2, 08 out. 1970.

Nenhum comentário:

Postar um comentário