Quer ler este post em PDF?

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

CADERNO DE ANOTAÇÕES (9)

CLÓVIS MOURA - Este grande nome da poesia brasileira, piauiense de nascimento e de coração, mandou-me, de São Paulo, mais esta concepção poética:

PÁSSARO PRETO

Na caatinga ou chapadão
ele aparece na certe
- bico, asas, crispação -
com silhueta completa
menos carne que esqueleto
- pássaro prêto.

Ao longe, ao pé da rastinga,
de água pouca e muito suja
um grito se escuta e vinga
com voz de medida acústica
que rasga o centro do peito
- pássaro prêto.

O homem com água e o drama
que lava as léguas da vida
sente a língua carcomida
por um soluço que lembra
voz de defunto no peito:
- pássaro prêto.

Na caatinga ou chapadão
Me aparece na certa
- grito, luta, crispação -
igual ao pássaro prêto
com silhueta completa:
- o poeta.

AS NOTAS:

1) A direção da Livraria José Olímpio Editora comunica-me que realizará, até dezembro, "uma arrancada editorial" para todo o Norte e Nordeste do Brasil. Representantes da emprêsa já se encontram em Teresina.

2) De Maria Helena de Sousa Martins, do Recife, com data de 27.8.70: "Fiquei feliz com a designação de seu nome para a Secretaria de Educação do Piauí: apenas uma retribuição pequena ao inestimável esfôrço que o senhor vem desenvoilvendo, há tantos anos, pelo soerguimento intelectual, moral e até espiritual da juventude piauiense. Não é demais lembrar a quantos transpuseram as luzes do seu magistério, os beneficios que dele emanam, e emanam sempre, em têrmos de idealismo e combatividade. Da sua fé nos bens eternos, e da sua ação como resultado dele, muitas potencialidades têm se feito voz, atitude, fôrça, enfim, têm cumprido o seu destino, calcados no seu exemplo de homem inteligente, justo e bom. As recompensas materiais, que seguramente o cumulariam em outros lugares, por onde fôsse, não o comprometeram diante do seu povo, porque a sua luta permanente e êle, em apoio aos seus valores. As recompensas lhe têm chegado aos poucos, suavemente, sob a forma de solidariedade, de reconhecimento ao seu trabalho, o que a um homem bom faz tornar-se melhor ainda".

3) Assis brasil, aplaudido mestre da ficção neste país, manda-me "O Salto do Cavalo Cobridor", "Pacamão", "Beira Rio Beira Vida" e "A filha do Meio-Quilo", romances. Muito grato. Comentários depois da leitura.


A. Tito Filho, 16/09/1970, Jornal do Piauí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário