Quer ler este post em PDF?

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

CADERNO DE ANOTAÇÕES (7)

VITÓRIA - Castro Aguiar (Joaquim), muito jovem ainda, é dos melhores lutadores intelectuais que conheço. Reside hoje no Rio, mas aqui deixou traços de inteligência bem cultivada. Deu a vida literária do Piauí dois romances, de boa linguagem literária, estilo vivo, colorido, conteúdo psicológico e social merecedor de analise e estudo. Comentei-os quando do aparecimento de ambos. Na terra carioca, Castro Aguiar dedicou-se ao Direito, alimentando-se de aprofundadas leituras para a seriedade da interpretação de leis reguladoras de direitos e deveres do servidor público, notadamente o servidor municipal. E escreveu "O Servidor Municipal", apoiado sôbre a melhor doutrina, na jurisprudência mais atualizada - livro sério que revela o jurista, o sociólogo, o hermeneuta. Mandou-me exemplar cuja leitura agora encerrei para aumentar conhecimentos com tantas lições de ordem, da disciplina, de orientação jurídica relativamente a tantas questões controvertidas, que Castro Aguiar debate, esclarece, jurídicas nacionais e o Piauí sente a projeção de resolve. Enriqueceram-se, com a obra, as letras mais um filho ilustre.

AS NOTAS:

1) João Bezerra da Silva, sempre a serviço do Livro, incentiva-me com esta mensagem: "Ao ilustre chefe e dedicado amigo de todos compartilhamos jubilosos data natalício desejando votos perenes felicidades com elevada estima da Editora Piauí Limitada".

2) Prêmios valiosos foram distribuídos pela Delegacia da Receita Federal (José Ribeiro Gonçalves), em expressiva solenidade na Rádio Pioneira. Presença de diretores de grupos escolares, professôres, pais e mães dos premiados no concurso promovido pelo Ministério da Fazenda e coordenado, em todo o Piauí, pela Secretaria de Educação (Cecília Mendes). Os alunos contemplados estudam em Teresina, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Floriano, Pedro II, Bom Jesus e Esperantina.

3) Da professôra Atelita Batista da Silva Amorim: "As Oficinas de Artes Industriais de Teresina e Parnaíba auguram-lhe os melhores votos pela passagem de seu natalício".


A. Tito Filho, 01/11/1970, Jornal do Piauí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário