Quer ler este post em PDF?

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

CADERNO DE ANOTAÇÕES (6)

DA CORRESPONDÊNCIA - De Brasília, com data de um de agosto: "Expressamos, com prazer, os nossos agradecimentos ao notável jornalista pelo apoio que deu, em suas colunas e falas, à campanha em prol da Barraca do Piauí. Alcançamos êxito e, por isto, a direção da Casa do Candango elogiou a participação do Piauí na Festa dos Candangos. Ao manifestar-lhe o nosso profundo reconhecimento, desejamos-lhe pleno sucesso como Secretário de Estado de Educação e Cultura. aa) Inês Bandeira Gonçalves, Carmita Ramos, Maria Teresa de Almeida, Magnólia Nogueira Paranaguá de Santana, Antonieta Ferreira".

AS NOTAS - 1) O jornal "A Luta", de Campo Maior, de 2.8.1970, reclama contra a falta de equipamento do ginásio daquela cidade. Sem carteiras. Sem que possa funcionar. Pois fica a informação que mandei àquele vibrante órgão de imprensa: no dia 31 de julho, antes da edição do jornal, a Secretaria de Educação encaminhou todo o equipamento para que o educandário pudesse funcionar normalmente, como se encontra funcionando.

2) Indicamos para o lugar de Secretário Executivo do Movimento Brasileiro de Alfabetização no Piauí o professor Pedro Vasconcelos Filho, educador de reconhecidos méritos.

3) Na Casa Anísio Brito, por iniciativa dos seus orientadores (Herculano Moraes, Ruth Ferrez e Odélia Gonçalves), foram postos os retratos do ex-governador Helvídio Nunes, governador Clímaco de Almeida e prof. Simplício Mendes. Presidi à sessão, na qualidade de presidente da Academia Piauiense de Letras e proferi palavras a respeito da significação da Homenagem. Agradecimentos de Clímaco e de Simplício Mendes.

4) Aplaudida a festa folclórica piauiense, organizada pela Secretaria de Educação e Cultura. Instalação solene no Clube dos Diários. Presença de altas autoridades. Proferi palestra. Tema: Folclore. em seguida, exibição do Coral Nossa Senhora do Amparo, com declamação do notável Tarcísio Prado. Houve ainda exposição em grupos e colégios (trabalhos dos estudantes) e peça teatral de Gomes Campos no Teatro 4 de Setembro. Encerramento no Teatro de Arena. Agradecimentos a todos os que cooperaram, com esforço e inteligência, para o bom sucesso da promoção, que tem caráter nacional. A organização coube especialmente aos Departamentos de Educação Primária e Média do Estado. Dom Avelar dedicou crônica especial a esta festa de cultura. Ainda sobre o folclore: a Secretaria de Educação e Cultura vai premiar os melhores trabalhos escolares que se compuserem com o objetivo de estudar o folclore piauiense.

5) Do dedicado professor Melo de Floriano: "A sua palestra brilhante teve imensa repercussão em todas as camadas da sociedade florianense, e depois de uma semana da realização ouvem-se sempre comentários com grandes elogios".

6) O governador Clímaco de Almeida palestrou demoradamente com representante do Ministro da Educação, Deoclécio Dantas. Elvira Raulino e Secretário de Educação. Objetivo: turismo. Ofereci sugestão. Antes disse que a Secretaria de Educação não poderia arcar com as responsabilidades de um departamento de turismo. Melhor seria criar tal departamento diretamente subordinado ao governador do Estado, como se faz em Santa Catarina. Alvitre aceito. O departamento de turismo vai ser criado por essa forma.

7) Outra reunião com o governador: Dom Avelar, Secretários de Educação e de Saúde, Padre Pedro (Centro Social Cristo Rei) e Secretário Santos Rocha. Assuntos debatidos: problemas da Ação Social Arquidiocesana. Várias recordações urgentes do governador do Estado aos secretários presentes.

8) Bem organizadas as comemorações da Semana de Caxias. Palestras nos colégios de Teresina. Inauguração solene do Grupo Escolar Duque de Caxias, com palavra do Secretário de Educação e do Comandante da Guarnição Federal. Juramento dos novos soldados no Estádio Lindolfo Monteiro (espetáculo de civismo e beleza patriótica).

9) Muito festiva a solenidade de instalação do segundo período letivo da Escola Normal Antonino Freire. Realizei palestra sobre as responsabilidades da professora primária. Parabéns ao Diretor Maurício Camilo da Silveira.

10) José Walter manda-me interessante artigo a respeito de ingresso de mulheres (gratuitamente) no Estádio Lindolfo Monteiro (futebol). É contra esse ingresso. Cada cabeça, cada sentença.

11) Diz o "Diário de Notícias", do Rio, que Sousa Santos é o Pelé do Piauí.

12) Ainda o mesmo jornal acentua que a maior preocupação do governador Clímaco de Almeida é a instalação da Universidade do Piauí.


A. Tito Filho, 02/09/1970, Jornal do Piauí.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário