Quer ler este post em PDF?

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

CADERNO DE ANOTAÇÕES (1)

Magnífica ficará a praça Da Costa e Silva. Tive a honra de selecionar, pacientemente, as dezesseis poesias do poeta que serão transcritas nos dezesseis painéis do logradouro cada um de um metro e setenta de altura por oito centímetros de largura. Foi difícil a seleção, pois o inspirado amarantino concebeu quase sempre no simbolismo, e era necessário que os versos fossem facilmente entendidos de todos. Parti da ideia de Deus, com três poemas de profunda beleza: , Esperança e Caridade (são os três poemas dos três primeiros painéis). Seguidamente, três sonetos: Mãe, Amarante (terra natal) e A Moenda (aspecto da vida piauiense). Após, trechos de quatros poesias, que retratam quadros do sertão: A Derrubada (da mata), A Queimada (da mata), O Inverno (renascimento da mata) e A Enchente (conseqüência das águas invernosas). Mais três sonetos com quadros da vida piauiense: A Balsa (transporte), A Caatinga (canto do homem no trabalho da moenda), O Aboio (canto do vaqueiro). Os três painéis seguintes homenageiam a grande inspiração do poeta, a saudade: A Saudade e Sob Outros Céus. Finalmente o décimo sexto poema para o último painel: o hino do Piauí, cuja letra lhe pertence.

X   X   X

Já pronta para distribuição entre acadêmicos, intelectuais e entidades culturais a cadeira número treze da Academia Piauiense de Letras: biografias e analises da obra do patrono (Joaquim Ribeiro Gonçalves) e dos ocupantes (Antônio Ribeiro Gonçalves, Gonçalo de Castro Cavalcante e Clidenor de Freitas Santos)

X   X   X

Juristas, magistrados, do Brasil e de várias nações prestam depoimento a respeito da grande obra de Geraldo Bezerra, reconhecido como o verdadeiro estruturador da Justiça do Trabalho, integrando-a no Poder Judiciário. Diga-se que o eminente brasileiro é um dos conspícuos cultores do direito, autor de obra louvada e de mérito indiscutível.

X   X   X

Já está pronto mais um livro humilde de minha autoria intitulado "Crônica da Cidade Amada" (Teresina). Devera ter circulação em dezesseis de agosto deste ano (cento e vinte e cinco anos da fundação da cidade de Saraiva).

A. Tito Filho, 17 DE JUNHO DE 1977, Jornal do Piauí. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário