Quer ler este post em PDF?

sexta-feira, 3 de abril de 2015

CADERNO DE ANOTAÇÕES (199)

DE MOGI DAS CRUZES. Inocêncio Candelária escreve a Oliveira Neto: "Já li o seu novo livro e abraço-o com a minha admiração, o meu respeito, a minha estima pela sua nova e bonita contribuição à nossa poesia, ao valor que novamente o amigo dá ao verso brasileiro através do facho de sua brilhante inspiração".

X   X   X

OLÍMPIO Pereira Neto ofereceu ao público obra de definição do papel que deve desempenhar o professor na sociedade do nosso tempo. A TERCEIRA PESSOA DEPOIS DENIGUÉM é livro de orientação, de estímulo, em que se revela a personalidade do mestre, como líder da educação dos jovens. Linguagem apurada. Raro domínio da síntese. Em cada período curto - uma lição, uma análise da notável expressão do professor dentro da escola e fora dela. Abraço efusivamente o jovem líder do magistério de Goiânia, idealista e conhecedor da tarefa educacional que cabe ao magistério.

X   X   X

EM "Os Grandes Julgamentos do Supremo", de Edgard Costa leio o rumoroso caso do atentado contra a vida do presidente Prudente de Morais, o primeiro civil que ocupou a primeira magistratura da nação, logo depois de Floriano Peixoto. Do episódio saiu ferido e morreu o ministro da Guerra, marechal Bitencourt, que se sacrificou em defesa de Prudente. Autor do atentado: Marcelino Bispo. Conhecidos políticos foram presos, sob acusação de mandantes do crime: João Cordeiro, Francisco Glicério, Barbosa Lima, Alcindo Guanabara, Irineu Machado. Recolhidos à ilha-presídio de Fernando de Noronha. Dois julgamentos de pedidos de habeas-corpus em favor dos presos: o Supremo negou o primeiro pedido. Concedeu a ordem, em nova impetração.

X   X   X

INDAGAÇÃO de Antônio José Silva, estudante do Colégio São Francisco de Assis: "Que quer dizer Árcade? E Arcádia? RESPOSTA. Árcade era chamado o membro da Arcádia, instituição intelectual criada no século XVII, por Cristina, ex-rainha da Suécia, residente em Roma. Observe-se que os amigos da ex-soberana é que transformaram em Arcádia, o cenáculo literário por ela instituído. Compunha-se a Arcádia de dezesseis membros. Explicação do nome: Arcádia foi região da Grécia Antiga, habitada por pastores, "que se divertiam com canções de amor e  pugnas poéticas, caracterizadas pela simplicidade e espontaneidade". Patrono da Arcádia, Menino Jesus (simplicidade). Foi movimento literário, que se propagaria por toda parte, como reação contra o chamado Barroquismo, de muito mau gosto. Os árcades queriam clareza. Ao Barroco os árcades contrapuseram "a razão, a simplicidade, a naturalidade expressional, como caminho para a boa realização poética". Pretendiam os árcades o Classicismo puro e genuíno.

X   X   X

A MENINA chegou ao Colégio com atraso de alguns minutos, mas conseguiu permissão do professor para ingresso na sala de aula. Tanto bastou, um gesto abusivo, a direção do educandário, avisada do fato, determinou que a estudante se retirasse da aula. Ninguém educa com arbitrariedade, com violência contra a personalidade de seres em formação, excepcionalmente. Um diretor de estabelecimento de ensino será um bom conselheiro, um amigo, um orientador. Nunca um capitão-do-mato, daqueles da lei do pega-pra-capar.
      


TITO FILHO, A. Caderno de Anotações. Jornal do Piauí, Teresina, p. 4, 01/02 jun. 1972.

Nenhum comentário:

Postar um comentário